domingo, 27 de abril de 2008

Tempo de reivindicar... pelo futuro



Boa noite a todos,

Como já demonstrei em posts anteriores, estou profundamente insatisfeito com o estado vegetativo que vigora na nossa classe, como no ensino da mesma. Felizmente, dia 5 de Maio pelas 16.30, nós, meros e incompreendidos alunos de enfermagem, iremos mostrar ao país, o nosso mais profundo desagrado sobre a lamacenta situação em que nos encontramos. Assim, foi desenvolvida uma acção reivindicativa na qual nós tentaremos sensibilizar os Governantes Civis e o Ministro do M. da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), mentes iluminadas e ocas, para as vergonhosas condições em que está a ser ministrado o Curso de Licenciatura em Enfermagem. Queremos frisar os seguintes pontos:

·Aumento abrupto do número de Instituições de Ensino e de estudantes de Enfermagem (os famosos cogumelos que brotam do chão)

·Incapacidade de resposta por parte do Ministério a nível de subsídios para as Instituições de Ensino (ainda estamos de tanga dizem)

·Escassez de locais de Ensino Clínico (que representa 50% do curso) perto das Instituições de Ensino, chegando a haver distâncias superiores a 100km:
Eu já disse que ainda vou fazer o meu EC de Obstetrícia para Badajoz, e os custos que isto acarta? Já pensaram nisto? Há aqui algo que falha, segundo consta "Todos os Portugueses têm direito à educação e à cultura, nos termos da Constituição da República".. mas vamos esclarecer.. são todos? ou todos os que possam pagar?

·Esforço economico-financeiro exigido nos Ensinos Clínicos (em acréscimo a todos os outros gastos: propinas elevadíssimas, aquisição de manuais e outros materiais essenciais) - Respondendo à questão anterior: provavelmente todos os que possam pagar…)

·Falta de Acção Social (subsídios para os Ensinos Clínicos, incapacidade de previsão de gastos, pouca flexibilidade das bolsas de estudos)

·Corte orçamental na área da educação e na área da saúde (dois pilares da sociedade, curioso…)

·Desemprego

É um facto, a nossa formação, a nossa vida profissional futura está a ser posta em causa! E não podemos deixar que isto aconteça!

Portanto, vai, decorrer uma acção de sensibilização no dia 5 de Maio, entre as 16h30 e as 19h, em frente ao Hospital Santa Maria, onde estará presente o Pólo Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ou seja, NÓS!). Pretendemos fazer luto académico (traje ou roupa preta) e distribuir folhetos informativos com os tópicos do nosso descontentamento, conversando e sensibilizando as pessoas para a precariedade do estudante de Enfermagem.

Esta causa não é só minha, é de todos nós. Mais uma vez a união faz a força, e é o facto de estar o maior número possível de nós presente que vai fazer com que haja algum impacto com esta acção. Temos que causar impacto, o nosso futuro depende disso! E não só como estudantes, mas também como profissionais (no futuro). Não somos só nós que temos razões para estar descontentes, os enfermeiros propriamente ditos também têm: não se esqueçam da precariedade que há hoje em dia (viva os recibos verdes! e as leis que facilitam o despedimento sem razão aparente!).
APAREÇAM! MANIFESTEM-SE! NÃO DEIXEM PASSAR ISTO EM BRANCO! LUTEM PELOS VOSSOS DIREITOS!

Não podemos deixar que nos dêem más condições e inseguranças, tanto a nível da formação como a nível do emprego.
Se tiverem dúvidas, dirijam-se às vossas Associações de Estudantes, eles dar-vos-ão a informação que precisam!

E não se esqueçam: O futuro constrói-se hoje, não amanhã!


Assinado: Andreia Santos (ESEL Polo Gentil, futura elemento do blog) e André Santos (ESEL Polo Ravara, elemento do blog)

2 comentários:

Pedro Almeida disse...

Muito bem caros colegas! Tá aqui tudo muito bem explicado, sem tirar nem por... continuem!

Anónimo disse...

Caros colegas... Acho que tambem chegou a hora de os alunos se manifestarem, pois eles serão o futuro da nossa enfermagem! Eu tambem passei por lá como todos os enfermeiros (apesar de alguns ja se terem esquecido, enfim)!
Eu ñ sou contra os alunos das particulares (jamais, pq bons e maus profissionais há em todas as escolas), mas sou contra quem ñ controla as centenas de vagas que abrem todos os anos (os ditos cogumelos).
Se ñ ha instituições para campos de estagios, muito menos para trabalhar futuramente!
Sou da opinião que os estagios deviam ser pagos ou pelo menos oferecer aos alunos um subsidio de alimentação, eu vejo por ai tanta gentinha a tirar cursos atras de curos atras de cursos, saem de uns para ir para outros (aqueles cursos de 15/30 dias e são pagos cerca de 200€ por pessoa, estas situações revoltam-me pois conheço pessoas que ñ querem trabalhar, pois este é dinheiro facil sem mexer uma palha) quando nós, somos o futuro da enfermagem e que amanha vamos dar lucros ao país, temos de pagar o curso, e dar o "litro" no estagio para nada receber-mos em troca... ñ é justo!

Ñ sei se estou certa ou errada mas esta é a minha opinião