domingo, 27 de abril de 2008

Ordem dos Enfermeiros alerta para problema de sustentabilidade do SNS

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem rácios de enfermeiros abaixo da média Europeia, da maioria dos países desenvolvidos e da OCDE.


Actualmente, em Portugal existe 1 enfermeiro por 800 famílias, sendo o número ideal 1 por 400 famílias. Paralelamente, existe grande carência de enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde) e distribuição não equitativa nos Cuidados Hospitalalares.

Esta situação é consequência da organização actual do SNS e necessita de rápida reformulação para garantir aos cidadãos cuidados mais eficazes e melhor equilíbrio entre qualidade e custo-efectividade de serviço nas organizações de saúde. Esta foi uma das principais conclusões do Almoço-Debate Comemorativo dos 10 Anos da Ordem dos Enfermeiros (OE).

“Cultural e estruturalmente, o SNS está centrado em Cuidados Hospitalares e os enfermeiros recém-licenciados encaram a actividade nos Cuidados de Saúde Primários como segunda escolha. É urgente alterar esta realidade e a concepção de que o profissional hospitalar é mais graduado do que o do Centro de Saúde”, defende Maria Augusta de Sousa.

O encontro contou com a presença da Enfermeira Maria Augusta de Sousa, Bastonária da OE, Dra. Maria de Belém, Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Professor Constantino Sakelarides, Director da Escola Nacional de Saúde Pública, e Dr. Jorge Varanda, do Grupo de Saúde do PSD.

O plano de actividades da OE para o triénio 2008/2011 reflecte a leitura do actual quadro global em que se insere a Enfermagem Portuguesa e define 10 Compromissos para reforçar a importância dos profissionais no Sistema de Saúde nacional.

A reforma em curso no sector da Saúde, novo Modelo de Desenvolvimento Profissional decidido pelos enfermeiros, empenho e contributo na melhoria contínua dos cuidados de Saúde e de Enfermagem, e compromisso ético e deontológico com os cidadãos e com a profissão, são os quatro grandes temas e áreas de intervenção qualificada da OE nas várias componentes da gestão no contexto do Sistema de Saúde.


A Ordem dos Enfermeiros foi constituída em 1998 e tem como objectivo regular e controlar o exercício da profissão. Tem como competências a preparação dos regulamentos internos necessários ao funcionamento da OE; promover a inscrição dos enfermeiros; preparar os actos eleitorais para os órgãos nacionais e regionais; realizar os actos necessários à instalação e normal funcionamento da OE; conferir posse ao bastonário que for eleito e prestar contas do mandato exercido. Actualmente conta com cerca de 50 mil enfermeiros inscritos.




Por Filipa Prenda a 22-04-2008 em www.medicosdeportugal.pt

Sem comentários: